3 parâmetros a controlar para manter a água da piscina segura e cristalina

Manter a água de uma piscina saudável e cristalina requer uma combinação de tratamento químico e físico.
novembro 2023
/uploads/As-nossas-marcas/BZW.jpg

Manter a água de uma piscina saudável e cristalina requer uma combinação de tratamento químico e físico. Para a manutenção da água há 3 valores que nunca devem ser descurados, pois são o melhor indicador do estado da água. Saiba quais sãos e os respetivos valores de referência!


1.    Controle o pH da piscina
O valor ideal do pH situa-se entre 7,2 a 7,6. O controlo do pH na água da piscina é fundamental não só para a qualidade da água, mas também para a durabilidade da piscina e dos seus equipamentos e para o bem-estar de quem a utiliza. Se o pH da piscina for inferior a 7, os produtos químicos para o tratamento da piscina vão apresentar resultados ineficientes e os equipamentos metálicos ficarão danificados devido ao processo de corrosão. Para além disso, os utilizadores poderão sofrer de irritações nos olhos, pele e mucosas. Se o pH da piscina for alto, os produtos de desinfeção perdem eficácia, a água fica turva com muita facilidade surge calcário nos equipamentos e tubagens. Por sua vez, os utilizadores poderão também sofrer de irritações nos olhos, pele e mucosas. 

2.    Controle o cloro livre da piscina
O nível de cloro deve estar entre 1 e 3 ppm. O cloro é utilizado para a desinfeção da água e é responsável por eliminar bactérias e fungos através de uma reação química. O cloro está presente na piscina de 3 maneiras: Cloro combinado ou cloraminas, cloro residual livre e cloro residual total. 
Eis as diferenças entre os 3: 

• Cloro combinado (cloraminas): é formado através da combinação do cloro com as substâncias orgânicas, processo de oxidação, que é responsável pelo forte odor a cloro nas piscinas. 
• Cloro residual livre: é o cloro que ainda não está combinado e está livre para oxidar qualquer material orgânico, fungos, vírus, bactérias, algas, entre outros. O valor recomendado é que fique em torno dos 2 ppm. 
• Cloro residual total: é a soma do Cloro combinado (cloraminas) e do Cloro residual livre. O cloro analisado pelos kits tradicionais de piscina (gotas), medem a concentração deste cloro. 

3.    Controle a alcalinidade da piscina
A alcalinidade deve estar entre 80 e 120 ppm. A alcalinidade é um parâmetro muito importante, uma vez que é o parâmetro que determina a estabilidade do pH. Este por sua vez, determina a eficácia e o poder de desinfeção do cloro colocado na água da piscina. 

Artigos Relacionados